Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de julho de 2012

            RELATÓRIO DA AULA PLANEJADA
"...ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção". Paulo Freire

Durante os dias 25 a 28 de junho de 2012, as professoras Ana Claúdia, Ivone e Sandra prepararam uma aula para ser realizada no dia 29 de junho em cumprimento de mais uma atividade pedida do curso Proinfo. As professoras escolheram uma turma do 5º ano da E. M. Artur Bernardes e realizaram um trabalho interdisciplinar com as disciplinas Português e História.
Foi pedido para o grupo que planejassem uma atividade com hipertexto ou internet, usando os recursos aprendidos nas semanas anteriores. A professora Sandra foi a escolhida do grupo para ministrar a aula e Ana Claúdia e Ivone ficaram como assistentes.
Os alunos do 5º ano assentaram-se próximos aos computadores e receberam uma folha com o texto Participar. Eles colaram a folha no caderno e logo em seguida, a professora pediu que todos ficassem atentos ao que iria falar. Usando o data show a educadora foi apresentando os slides do texto e os alunos liam o que estava escrito. Também a professora questionava os alunos sobre o que viam nas imagens e sobre a leitura feita das mesmas.
Após esse momento, a professora pediu que os alunos clicassem no texto Participar salvo no computador e procurassem o significado das palavras que estavam sublinhadas nele usando o hiperlink. Ela explicou que os alunos conheceriam uma nova forma de descobrir o significado das palavras sem ter que usar o dicionário tradicional.
A professora orientou a turma como deveriam fazer a atividade, entretanto, o dicionário que havíamos inserido no texto utilizando o recurso hiperlink, não funcionou, pois havia expirado o prazo de ser utilizado. Então, foi preciso que os alunos acessassem um dicionário na internet para pesquisar e escrever o significado das palavras em seus cadernos. Alguns tiveram dificuldades em realizar a atividade e foi preciso que a professora e as assistentes interferissem várias vezes.
  Diante do exposto, conseguimos atingir os objetivos da aula planejada, apesar do que havia sido proposto inicialmente não ter saído da maneira que pretendíamos que acontecesse. A aula foi significativa para os alunos, pois percebemos o interesse e a motivação em buscar na internet o significado das palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário